terça-feira, 14 de agosto de 2007

Como assim?

O Guilherme está um desbocado. Hoje a avó das crianças do 101 foi brincar com ele e falou que ele era lindo e tal... E ele deu lingua pra ela e ainda fez UHN. Pra reforçar que a lingua era pra ela mesmo!
Fora os SUPER xingamentos! Bobinha, feia, "zé peludo" (ele que inventou)...
Decididamente ele está descobrindo o poder da linguagem. Como eu li uma vez num livro ("A Educação segundo Freud") primeiro vêm os tapas, depois as cuspidas e depois os palavrões. Guilherme, nesse sentido, está evoluindo que é uma beleza! O livro só não fala o que fazer em cada caso. Bom, se eu estiver no "meu melhor de mim", com toda paciência do mundo... Converso, falo que não pode, que a outra pessoa não gosta, tento mostrar uma outra forma de fazer/falar sem ofender e como ele pode canalizar essa "raiva" dizendo coisas do tipo: eu não gostei do que você disse, estou bravo com isso...
Mas se ele me pega nos meus "cinco minutos" a reação é: "Isso não pode falar, é muito feio. Se fizer de novo vai pro castigo!" E se fizer de novo senta no sofá de castigo por seus quase três minutos!
Educar é muito difícil, depende de uma série de fatores, mas o mais importante, na minha humilde opinião é não desistir NUNCA! E tentar utilizar o melhor recurso para aquele momento!

Nenhum comentário: